1. Avalie cada área da sua vida e como ela impacta em você
A primeira dica é um exercício para vocês fazerem. Dê uma nota de 0 a 5 para cada área da sua vida nesse momento (0 para muito insatisfeito e 5 para muito satisfeito) e veja o quanto ela está interferindo no seu objetivo. As áreas são as seguintes: saúde, relacionamento, amizade, família, trabalho, atividade física, alimentação e autoestima.
E perceba como cada uma delas influencia no seu objetivo de manter uma alimentação saudável pela dieta. Por exemplo, se você está em um relacionamento tóxico, às vezes você perde a fome ou então come muito porque está ansioso. A mesma coisa pode acontecer com relação ao trabalho.
Os amigos e a família também influenciam nisso. Se os seus amigos comem muita besteira, você pode acabar sendo levado a fazer a mesma coisa. Se a sua família compra coisas não saudáveis, você acaba comendo também.
O quanto você está satisfeito com relação a atividade física? Por que você não pratica mais? Falta de tempo? Não gosta de fazer? Cada um desses itens tem uma forma de ser ajustado e melhorado!
Você está feliz com sua pele? Com seu corpo? Com sua saúde no geral?
Cada problema que você identificar tem uma solução! Colocar num papel todos esses pontos te ajuda a perceber qual área precisa ser mais trabalhada para ajudar no seu objetivo final! E só depende de você!
2. Busque soluções
Para cada problema, existe uma solução. Não espere que a mudança venha de fora, de outras pessoas. Você precisa tomar as atitudes que se adaptem melhor a você! Seja mudar de trabalho, conversar com seu namorado, levar comidinhas saudáveis nos encontros com os amigos, cozinhar você mesmo coisas saudáveis e gostosas para a família.
3. Não tenha besteiras em casa
Essa é a regra básica da vida! Se você tiver besteiras em casa, vai acabar comendo, mesmo que não esteja verdadeiramente com fome! Às vezes estamos ansiosos ou entediados e vamos na geladeira ou no armário o dia todo ver se tem algo de bom para comer. E se tivermos alguma besteira em casa, é ela que vamos atacar. Por isso, uma ótima solução é não tê-las em casa!
4. Crie uma rotina e se organize
Se você não se organizar, vai ser muito mais difícil manter a sua dieta. Crie o dia das compras e o dia de cozinhar. Crie uma rotina de acordar cedo, mesmo que você não precise. Tenha um horário fixo para fazer atividades físicas. Leve sua refeição e seus lanches para o trabalho.
5. Tenha foco
Quando você realmente está focado, você vê uma sobremesa e ESCOLHE não comer. Existem umas perguntas muito importantes: Eu realmente amo isso? Está realmente bom? Vale a pena consumir essas calorías? Vou me arrepender depois? A satisfação de você ESCOLHER não comer aquilo que te faria mal é muito grande!
Isso também vale para outras coisas na vida. Às vezes você tem que estudar ou trabalhar, mas a tentação de ir pra rua é maior. Lembre sempre do seu objetivo, a dieta, e mantenha o foco.
6. Crie um calendário do foco
Vocês já viram que eu amo exercícios, né? Rs. Pegue um calendário e vá pintando de vermelho o dia que você fizer algo que fuja do seu objetivo, por exemplo, se você quer perder peso e comeu um doce não saudável, anote o doce e pinte de vermelho. Se você fez atividade física, anote em verde. No final do dia, se fez tudo direitinho, pinte o dia de verde. Se errou, escreva o que errou e pinte de vermelho.
Isso vai ajudar a mostrar qual é o seu ponto fraco. E não vale se frustrar quando tudo estiver vermelho! Tem que servir como um estímulo para você! E se estiver tudo verde, não vale pensar ‘ah, está tudo verde então posso comer alguma besteira’.
7. Não desanime e não coloque tudo a perder se deslizar uma vez
Não jogue fora o seu trabalho de vários dias só porque você comeu uma refeição errada. Se errou uma vez, volte a comer saudável na refeição seguinte. Não pense que já que comeu algo ruim é melhor continuar errado o dia, a semana ou o mês todo.
8. Não comece a se permitir muito quando estiver bem
Às vezes a pessoa está tendo ótimos resultados e começa a pensar “estou bem, posso comer doces, posso faltar a academia”. Mas isso faz você voltar para a estaca zero!
9. Tem que ser prazeroso
A dieta tem que ser prazerosa! Se não for, a gente acaba desistindo. Não pode ser sacrificante pra você!
Aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Thaísa Leal
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.
Preencha os campos abaixo para receber dicas, tirar dúvidas
e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Sapiente officiis necessitatibus eligendi
dignissimos tenetur iure eaque, veritatis architecto at, recusandae odio, adipisci voluptatem mollitia
numquam excepturi maxime vel dolores exercitationem?