Meus amores, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que são os alimentos orgânicos. Nesse post eu vou falar algumas coisas muito interessantes sobre esse assunto!
Um produto orgânico é obtido de forma natural, sem aditivos que prejudicam a saúde humana e o ambiente.
Nós consumimos, em média, 7 litros de agrotóxicos por ano! Muita coisa, né? E existem análises que detectam ativos de uso proibido e outros em quantidades acima da permitida.
Os vegetais orgânicos são cultivados sem sementes transgênicas, pesticidas, adubos químicos e agrotóxicos. Essas técnicas aumentam sua resistência, diminuem o tempo de cultivo e aumentam a produtividade, com consequente redução do preço e aumento do consumo.
Mas Thaísa, por que é melhor consumir alimentos orgânicos?
Por quais motivos os aditivos são ruins? Vou listar alguns fatores para vocês!
1. Contaminam o ambiente: Esses aditivos contaminam não apenas os alimentos, mas também a água, o ar e o solo, e geram maior quantidade de lixo.
2. Prejudicam a saúde: Muitos agrotóxicos são lipofílicos (têm grande afinidade com a gordura), então são facilmente estocados no nosso tecido adiposo e também no de animais (que posteriormente podemos consumir, como as carnes). Podem causar diferentes sintomas (náusea, vômito, cólica, fraqueza, dificuldade respiratória, perda de apetite, sangramento nasal…) e contribuem para o aumento de muitas doenças (câncer, infertilidade, transtorno de atenção, hiperatividade, autismo, danos no fígado e rins, Alzheimer, alergias e doenças cardíacas).
3. Disruptores endócrinos: Eles agem como os hormônios ou interferem na sua produção, liberação, transporte, metabolismo, ação ou eliminação. Podem afetar os hormônios da tireoide e dificultar o controle do peso corporal.
4. Orgânicos são mais nutritivos: Os alimentos orgânicos, apesar de mais “feinhos” e sem formato padrão, possuem maior teor de antioxidantes, pois é a sua proteção natural contra as pragas e outros danos ambientais.
Agora, eu sei que vocês vão pensar no preço! Dependendo do lugar é sim mais caro, mas em feiras orgânicas ou diretamente de produtores (alguns fazem planos de entrega de cestas semanais) podem ser o mesmo valor ou até mais baratos! Além disso, uma alimentação baseada em industrializados e “fast foods” é mais cara, concordam?
Mesmo que os alimentos orgânicos possam ser mais caros, é questão de prioridade! Gaste um pouco mais agora e economize lá na frente em remédios e procedimentos médicos. Substitua o máximo possível por orgânicos!
Espero que vocês tenham gostado do post!
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.