Resumo e aprendizados do livro COMECE PELO PORQUÊ de Simon Sinek

  • Autocuidado / Saúde Mental

Sou uma grande fã de livros de autoconhecimento. São aqueles livros de auto ajuda disfarçados e que nos acrescentam não apenas conhecimento, mas também nos motivam e trazem muitos ensinamentos e reflexões. Leio muito e quando posto trechos de livros vocês sempre me perguntam qual é e sobre o que fala. Por isso, resolvi compartilhar com vocês os meus livros favoritos contando os temas que abordam com a minha visão e meus principais aprendizados.

 

O livro ¨Comece pelo porquê¨ de Simon Sinek, é um livro motivador e inspirador. Ele nos desperta vontade de buscar um sentido na vida e em tudo que buscamos fazer. Aliás, buscar um ¨porquê¨. E esse porquê deve estar alinhado com o que fazemos todos os dias, com a empresa que decidimos trabalhar, com o que decidimos vender e com as marcas que escolhemos consumir.

 

Empresas e pessoas com porquês fortes e bem comunicados têm mais sucesso do que empresas e pessoas sem porquês.

 

Sinek foca bastante nas empresas e como elas devem se posicionar. Ele ainda explica porque algumas delas têm mais sucesso que outras, mesmo vendendo um mesmo produto. Geralmente, a diferença entre elas é que a empresa de sucesso tem um ¨porquê¨ bem definido, o comunica de forma clara e antes de falar o que vende. É como se o produto que a empresa vende, fosse apenas uma consequência daquilo que ela acredita.

 

Normalmente, pessoas com objetivos bem definidos se tornam líderes que inspiram muitos, mobilizam multidões e fazem movimentos e mudanças na sociedade. O que esses líderes têm para conseguir motivam e inspiram tantas pessoas a agir? O que eles têm de especial? Eles sabem se comunicar! Por mais que alguns tenham nascido com esse dom, é possível adquirir essas aptidões, e ele dá dicas e o passo a passo para isso.

 

Pessoas e empresas com um porquê forte oferecem um sentimento de propósito e pertencimento, formando uma legião de pessoas que acreditam naquilo, se sentem bem ali, compram aquele produto porque acreditam nessas instituições. Essas pessoas são inspiradas e estão ali porque querem e acreditam, e não porque foram manipuladas e enganadas. Manipulações levam a transações, e não à fidelidade, por isso a importância de autoconhecimento.

 

Ou seja, se você começa comunicando o seu porquê, o seu propósito, a sua chance de sucesso é MUITO maior.

 

Outra observação interessante que o autor faz, é sobre a teoria do círculo dourado. Ela diz que o correto na comunicação de uma empresa, de um líder ou até mesmo em um encontro (sim rs), o melhor é começar falando seu PORQUÊ, depois o COMO e, por fim, O QUE (produto que vende). Ele dá váaarios exemplos de corporações,  situações e as formas corretas e erradas para se comunicar.

 

Um exemplo de sucesso apresentado é da Apple que  faz pessoas formarem filas quilométricas esperando a loja abrir para conseguirem comprar uma novidade. E qual é a diferença entre ela e outra marca que também vende computadores e celulares?

 

Ela inspira as pessoas, tem um porquê forte e o comunica antes de falar o que vende. Ela se comunica assim: ¨Em tudo o que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de modo diferente. A maneira como desafiamos o status quo é criando produtos lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. E o resultado disso são ótimos computadores. Quer comprar um? ¨.

 

Mas a maioria das empresas se comunicam falando primeiro o que vendem e não o propósito delas, o que fica mais ou menos assim: ¨Fazemos ótimos computadores. São lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. Quer comprar um? ¨. Diferente, né?

 

No livro, ele exemplifica até um encontro amoroso. A ordem com que você diz as MESMAS coisas, também influencia na impressão que causamos na outra pessoa. Chocante!

 

Sinek também fala da importância de escolher funcionários que tenham os mesmos valores da empresa e que acreditem no seu porquê e o comuniquem no dia a dia. Afinal, eles têm contato com o público diariamente.

 

Quando vendedores e funcionários acreditam de verdade naquilo que estão vendendo, as palavras saem de suas bocas de forma autêntica, exala paixão, felicidade. As pessoas que trabalham com você devem estar alinhadas com o que você acredita, pois são elas que comunicam o porquê da empresa o tempo todo para o mundo, fazendo seu produto ou serviço conhecido e mantido. Escolha bem quem estará com você!

 

Os porquês da nossa vida são nossas crenças e valores e a forma que lidamos com a vida e com as pessoas. O que decidimos vender, a empresa que decidimos trabalhar e as marcas que consumimos devem estar de acordo com o que acreditamos.

 

Sei que, muitas vezes, estamos paralisados e sem rumo justamente porque não temos um ¨porquê¨. Está tudo bem se não sabemos o que queremos para a nossa vida, qual profissão escolher, qual área seguir. Mas, ainda assim, temos que arrumar outros ̈porquês ̈ que nos movam diariamente e façam a vida ter sentido, que nos façam querer levantar da cama todos os dias. 

 

Então busque os  ̈porquês ̈ simples como: fazer uma pessoa por dia sorrir, descobrir o que quero, tentando e riscando o que não quero, ser mais saudável, fazer meu negócio crescer, ajudar uma pessoa por dia… Com o tempo, amadurecimento e autoconhecimento, você descobrirá o grande ´porquê´ da sua vida.

 

Como o livro me ajudou?

O livro me ajudou a refletir e definir para mim mesma meus porquês. Eu já sabia, mas nunca tinha parado para pensar de forma concreta. Percebi que comunico o que de fato acredito. Fiquei feliz. E queria poder gritar isso para o mundo inteiro. Sinto que o que faço não é um peso, porque amo isso. Amo tanto que perco a noção do tempo trabalhando.

 

Outro ponto que percebi é que eu sou tão alinhada com o que acredito, que não consigo fazer coisas sensacionalistas que sei que vendem, mas que são manipulações ineficientes e que não condizem com o que acredito. Sempre recebo propaganda de pessoas falando ̈emagreça 10kg em 2 semanas com minha dieta low carb¨. Isso vende. Essa pessoa quer e vai ganhar dinheiro, mas não vai fidelizar as pessoas nem tocar a vida delas. Eu prefiro falar que vou te ajudar a melhorar a sua alimentação e a perda de peso será uma consequência certa e aos poucos. Vou vender bem menos? Talvez. Mas vou ajudar as pessoas com aquilo que acredito, de fato, a terem uma mudança duradoura que impacta na saúde, autoestima e qualidade de vida delas, e sem sofrimento. Me sinto verdadeira.

 

E se eu impactar uma única pessoa, tô feliz. O dinheiro nunca é a causa, é o resultado.

 

Leiam o livro completo para absorver melhor todo o conteúdo e adquirir mais autoconhecimento, ensinamentos e exemplos, até porque, o que apreendemos de um livro depende da nossa fase na vida. Podemos ler um mesmo livro aos 16 anos e depois aos 30 e perceber diferentes coisas em cada leitura.

 

Espero que tenham gostado! Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitos conteúdos legais! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

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Comentários (1)
  • Maria Vitória Ribeiro Da Silva (22/08/2021)

    Thaisa meu amor! Você sempre arrasa,em tudo que você faz, eu amei o resumo, estou pretendendo comprar esse livro! PS: Você está atendendo online ainda? Quero marcar!! Beijos e fique com Deus 💜.