Meus amores, eu sou APAIXONADA por farofa, acho que como quase todos os dias. Sério, sou farofeira! E essa receita de farofa sem glúten é super rápida, sem glúten e low carb. Ah, e ela pode ser vegana se você não usar a manteiga!

A farinha de mandioca não é um alimento ruim. O problema é que normalmente a gente come farofa (que é um tipo de carboidrato) com vários outros carboidratos (arroz, feijão, batata etc.). Eu amo essa receita de farofa, porque é mais leve, tem menos carboidrato e é muitooo mara!

Nessa receita eu substituo a farinha de mandioca por resíduo de leite vegetal e outras farinhas. O resíduo do leite de coco tem muita fibra, então dá bastante saciedade e quase não tem calorias. E o amaranto, assim como as outras ideias de farinhas que dou, são super ricas em proteínas e fibras.

Ingredientes

– Azeite de oliva OU manteiga
– 1 cebola média picada em cubinhos
– 1/2 xíc. amaranto em flocos OU quinoa em flocos OU farelo de aveia
– 1/2 xíc. resíduo do leite de coco
– Sal
– Opcional: cenoura ralada, abobrinha ralada, ovo mexido, banana picada, passas, cebolinha, oleaginosas, cheiro verde, alho-poró, tofu defumado…

Modo de preparo da farofa sem glúten

Coloque o azeite ou a manteiga numa panela e refogue a cebola até ficar douradinha. Acrescente o amaranto em flocos e o resíduo do leite de coco e vá misturando até a farofa ficar crocante e douradinha. Depois, adicione os temperos e ingredientes opcionais da sua preferência.

Existem mil combinações possíveis que você pode fazer! Eu sou #TeamPassas, mas vocês podem acrescentar o que preferirem: cenoura ralada, cebolinha, banana, abobrinha… Dá até pra aproveitar aqueles alimentos que estão na geladeira e faz um farofão completo.

Espero que vocês gostem! Quem fizer tira uma foto e posta com a #ReceitasDaThaisa e me marca @lealthaisa porque quero ver, curtir, comentar e repostar! Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)