Meus amores, vocês já ouviram falar em índice glicêmico? Se já ouviram, será que vocês sabem mesmo o que isso significa? Nesse post eu vou esclarecer várias questões!
O que é índice glicêmico?
O termo índice glicêmico anda bem famoso por aí. De forma resumida, esse termo leva em consideração a quantidade de carboidrato no alimento e a velocidade que ele é digerido e absorvido.
Alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos de forma muito rápida, chegando de uma vez no sangue, o que causa um pico de açúcar. Isso não é legal porque em pouco tempo a gente tem fome de novo, estimula a produção de insulina, diabetes e a vontade por doces.
Então, quanto mais fibras, proteína e gordura o alimento tem, menor o índice glicêmico, porque a digestão e a absorção ficam mais graduais, sem pico.
Algumas têm um índice mais moderado. Então não posso mais comer fruta? Nada disso! Não tenha medo de comida de verdade!
Além do índice glicêmico existe um outro termo que é a “carga glicêmica”. Ela leva em consideração tudo que você está comendo junto naquela refeição. Mesmo que o alimento tenha um índice glicêmico alto ou moderado, você pode comer com alguns alimentos ricos em proteína, gordura e/ou fibras e isso reduz a carga glicêmica da refeição. Assim você fica saciado por mais tempo e não gera esse pico de açúcar no sangue!
O coco é maravilhoso com as frutas porque é riquíssimo em gordura e fibra! #CocoNuncaErra, né? Além do coco, também é legal usar sementes como chia, linhaça, de girassol, de abobora, gergelim etc. para o mesmo efeito e com diferentes nutrientes!
Não tenha medo de comer carboidratos! Como eu sempre digo, pense na QUANTIDADE e COM O QUE você vai comer.
Espero que vocês tenham gostado do post!
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.