14 piores alimentos que você pensa que são saudáveis, mas não são

  • Rótulos

Meus amores, sempre falo para vocês para não se iludirem com as mensagens e o marketing das embalagens. Para não serem enganados, leiam a LISTA DE INGREDIENTES! Já tenho um vídeo sobre como ler a lista de ingredientes lá no canal que vocês encontram aqui. Lá também conto o que é diet e light  porque vocês acham que é a salvação, mas não é nada disso!!! Mas vamos direto ao ponto. 

Conheça 14 piores alimentos que você pensa que são saudáveis, mas não são 

1. Refrigerante zero

Muitas pessoas têm a ilusão de que um produto por não ter calorias ou ser baixo em calorias é bom. Ledo engano, o refrigerante é um dos piores alimentos. Nós temos que ler a lista de ingredientes que eu já falei 300 milhões de vezes aqui. Ele não tem açúcar, o que seria bom, né? Eles substituem o açúcar por adoçantes e, no caso dessa marca de refrigerante tipo cola, eles utilizam o aspartame, o ciclamato e o acessulfame de potássio, três adoçantes que causam diversos malefícios à saúde, sendo correlacionados até com câncer. Lembrem-se também que qualquer adoçante continua viciando em doces, até mesmo os naturais (esse é tema para um outro post sobre vício em açúcar).

Além disso, esse refrigerante zero continua contendo corante caramelo, que é altamente cancerígeno. E também contém, como na versão comum, ácido fosfórico, que prejudica o esmalte dos dentes e a saúde óssea, além de reter líquido. Sem falar nos conservantes, né? Muita gente falava ̈eu só bebo refrigerante final de semana, então não tem problema¨. Nosso corpo não sabe quando é final de semana, feriado ou segunda-feira. Qualquer dia que você tomar e qualquer dose pode prejudicar a sua saúde. Por que continuar consumindo algo que você sabe que te faz mal?

2. Peito de peru

Ele é um embutido e até contém menos gordura que o presunto e a mortadela, por exemplo, mas isso não faz dele um bom produto para incluirmos na nossa alimentação. Ele contém muito conservante, sódio, um corante chamado cochonilha (retirado de insetos e usado em muitos produtos de cor vermelha ou rosa), açúcar e estudos comprovam que o consumo pode aumentar o risco de câncer. O que comer, então? Ovo, smoothies, panquecas, tofu, pastinhas e várias outras ideias legais, saudáveis e gostosas. Vejam a playlist ¨café da manh㨠lá do meu canal no YouTube para terem muitas ideias de café da manhã e lanches.

3. Granola

Teoricamente, a granola é para ser um produto com cereais, grãos e sementes que vão dar um aporte de fibras e nutrientes para colocar em frutas, cremes e diversas preparações. Mas hoje em dia, grande parte das granolas estão cheias de açúcar! É melhor você montar sua misturinha de aveia, sementes, castanhas e o que mais quiser. Só que a gente gosta de um ¨croc¨, né? Então veja a minha receita de granola saudável, gostosa e crocante lá do canal ou procure por alguma no mercado ou lojas de produtos naturais sem açúcar. Por isso, leia sempre a lista de ingredientes para não comer os piores alimentos no seu dia a dia.

4. Barrinha de cereal

Podem ficar chocados. Vocês sabem que a lista de ingredientes de um produto está em ordem do que mais contém para o que menos contém, né? Então, muitas vezes, o primeiro ingrediente dessas barrinhas é ¨açúcar¨ e nem é tão rico assim em fibras. Fora os conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. Percebam que algumas barrinhas têm sabor morango ou maracujá, por exemplo, e nem contêm essas frutas nos ingredientes. É um pouco estranho, concordam?

5. Salgados integrais

Cuidado! Muitas pessoas acham que fazem uma boa escolha porque estão comendo um salgado integral assado! Primeiro, é realmente integral? Analisando esse rótulo que mostro no vídeo, o primeiro ingrediente é a farinha de trigo normal e não a integral. Contém também margarina, que é gordura hidrogenada (corram disso!!!) e ainda açúcar. E até o recheio leva farinha de trigo e margarina! Além disso, a farinha de trigo contém glúten, que devemos evitar por ser inflamatório (tema para um próximo post). Ou seja: não é 100% integral e não é frito, mas contém muita gordura, então, podemos considerar um dos piores alimentos.

6. Pães integrais

Nem sempre são integrais e a maioria contém açúcar e conservantes. Então cuidado! Tem uma receita de pão sem glúten aqui no site e no meu canal que eu tenho certeza que vocês vão amar!

7. Sanduíches naturais

Bem, de natural eles não têm nada. O pão já conversamos sobre. E o recheio normalmente é feito com maionese. Vamos fazer nosso próprio sanduíche natural!

8. Açúcar mascavo e demerara

Muitas pessoas pensam que eles são mais saudáveis que o açúcar refinado (branco), mas a única diferença entre eles é que o mascavo e o demerara são menos refinados e, por isso, preservam a cor e alguns nutrientes. Mas não podemos consumí-los com a justificativa de que são de fato fontes de algum nutriente, porque nem têm tanta quantidade assim de nutrientes e eles têm os mesmos malefícios que qualquer outro açúcar. Eu sempre faço uma comparação: é a mesma coisa que comer terra com cálcio. Continua sendo terra, né?

9. Sucos de caixinha

Vemos na embalagem, as fotos lindas das frutas e pensamos que estamos consumindo muita fruta. Nada disso! É praticamente água com açúcar e quase não contém fruta. Fora os conservantes, aromatizantes e a grande quantidade de sódio, mesmo sendo um produto doce, ou seja, um dos piores alimentos para consumo.

10. Adoçantes

Como já falei anteriormente, existem adoçantes artificiais que causam muitos malefícios à saúde. São eles: aspartame, sacarina, acessulfame de potássio e ciclamato de sódio. Não consumam produtos que os contenha nem os compre para adoçar suas bebidas e preparações.

11. Doces sem açúcar

Muitas vezes podem conter esses adoçantes maléficos ou se dizerem ¨sem açúcar¨, mas têm ¨maltodextrina¨ que é um tipo de açúcar. Às vezes, até não tem açúcar, mas pode conter outras coisas ruins. Por isso, sempre leiam os rótulos!

12. Margarina

Muitas pessoas confundem, mas margarina é uma coisa e manteiga é outra. A manteiga vem do leite e a margarina é uma gordura hidrogenada feita a partir de óleos vegetais que contém gordura trans e isso vocês sabem, não é legal, né? Ela é comercializada com finalidade de fazer bem ao coração, mas ela faz justamente o efeito contrário! Ela pode fazer mal ao coração.

13. Mate pronto

Não me matem! Mas é a realidade. Uma coisa é você fazer o seu mate caseiro e outra o que compra pronto. Lendo a lista de ingredientes, nós encontramos: água, açúcar, extrato aquoso de mate, acidulante ácido cítrico, antioxidante ácido ascórbico, conservantes, sorbato de potássio e benzoato de sódio. O que temos a falar sobre isso? É basicamente água com açúcar e conservantes. Então façam um mate caseiro e cuidado com o que vão usar para adoçar.

14. Achocolatado light

Já falei para vocês darem uma olhada no vídeo de como ler rótulos e lista de ingredientes, mas como é um produto muito utilizado resolvi colocar aqui. O achocolatado normal tem como primeiro ingrediente o açúcar, ou seja, é o que mais tem nele. E o achocolatado light, como todo produto light, tem redução em 30% de algum componente. No caso do achocolatado, eles reduzem 30% do açúcar, mas ele continua sendo o primeiro ingrediente! Em contrapartida, para manter o produto ainda bem doce, são adicionados adoçantes artificiais que causam prejuízos à saúde.

 

Conclusão final: no final das contas, é importante comer comida de verdade e, quando consumirmos produtos industrializados, lermos a lista de ingredientes dos produtos que compramos para não sermos enganados pelo marketing e embalagens. No início, pode parecer um pouco chato ficar no mercado lendo, mas depois vocês já vão saber quais marcas e produtos vocês gostam. Se informem sobre o que vocês consomem!

Espero que tenham gostado! Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Ah, não se esqueçam de seguir o meu Instagram @lealthaisa.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)