Colesterol alto | O que é? O que comer e o que evitar?

  • Alimentação Saudável

Meus amores, vocês sempre me pedem pra falar sobre colesterol alto e sobre a diferença entre HDL e LDL! Nesse post eu vou explicar tudo que vocês precisam saber sobre o colesterol, as consequências do aumento, como evitar, como tratar, entre várias outras coisas.

Eu vejo muitos pacientes falando que estão com o colesterol alto. Mas quando eu olho o exame da pessoa o colesterol não está alto. Existe uma pegadinha que vocês não sabem!

Antes de falar sobre isso, precisamos entender que o colesterol não é uma coisa terrível, nós precisamos dele para muitas coisas. Por exemplo, produção de vários hormônios (até mesmo a testosterona), síntese da vitamina D, presença na membrana de todas as nossa células e síntese de sais biliares.

O problema do colesterol é quando ele está em excesso no nosso organismo!

Quais são os problemas do colesterol alto?

O colesterol alto aumenta consideravelmente o risco de termos doenças cardiovasculares. Vocês sabiam que as doenças que mais matam no mundo inteiro são as cardiovasculares?

O colesterol LDL (que normalmente chamamos de colesterol ruim) vai se depositando na parede das nossas artérias, então a gordura vai fechando os canais. Isso modifica o fluxo sanguíneo e altera o trabalho do coração. Então pode aumentar o risco de infarto, de hipertensão, de aterosclerose e outras doenças.

O aumento do colesterol é silencioso, não tem nenhum sintoma que a gente perceba no dia a dia. O diagnóstico é feito através de exames bioquímicos, por isso é muito importante fazer exames anualmente.

Quais são as causas do aumento do colesterol?

Existe uma parte genética, ou seja, algumas pessoas já nascem com esse aumento e precisam tomar medicamentos desde cedo. A idade também influencia, os homens a partir de 45 anos e as mulheres a partir de 55 anos já têm um maior risco.

Mas o que mais influencia são os nossos hábitos! Por exemplo, o sedentarismo, o consumo de gorduras ruins, o consumo de álcool, o tabagismo, o consumo de açúcar e também estar com sobrepeso ou obesidade.

Por isso é muito importante ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, não só pra evitar o colesterol alto, mas também vários outros problemas de saúde. As consequências são muito sérias, não dá pra pensar que é só tomar um remédio que vai resolver o problema.

Quais alimentos têm colesterol?

O colesterol está presente em alimentos de origem animal, nunca de origem vegetal. Por exemplo, o abacate e o azeite têm gordura, mas não têm colesterol.

Nessa tabela vocês conseguem visualizar bem a diferença de colesterol em alguns alimentos. Por exemplo, em 100g de peito de frango sem pele e cozido, tem 89mg de colesterol. Em 100g de ovo (mais ou menos 2 ovos cozidos), tem 397mg de colesterol.

Uma coisa muito curiosa é que não é só o consumo que aumenta o colesterol. Nós também produzimos colesterol internamente, 70% do colesterol do nosso corpo somos nós que produzimos.

Consumir colesterol pode aumentar o colesterol sanguíneo, mas os outros hábitos também são muito importantes!

Qual a diferença entre colesterol total, HDL e LDL?

O colesterol total engloba o HDL, o LDL e o VLDL. O colesterol HDL é o conhecido como colesterol bom, porque ele tem a capacidade de se ligar a uma proteína que o leva pelo sangue até o fígado, fazendo com que seja eliminado pelas fezes se estiver em excesso. Já o colesterol LDL é considerado ruim porque se liga a uma proteína que faz com que ele vá se acumulando na parede das artérias.

Às vezes as pessoas estão com o colesterol total alto, mas o LDL (colesterol ruim) está dentro da faixa de adequação e o HDL (colesterol bom) está mais alto. Então nesse caso não é um problema estar com o colesterol total elevado.

O valor de corte do HDL é um valor mínimo, então não existe um valor máximo adequado. Já o LDL tem um valor máximo. Ou seja, o ideal é que o HDL esteja acima do valor mínimo recomendado e o LDL abaixo do valor máximo de referência.

Vamos ver 2 exemplos:

No caso acima, o colesterol total está alto. E o colesterol ruim (LDL) está acima do recomendado.

Já nesse outro caso, o colesterol total também está alto. Mas o colesterol ruim (LDL) está menor que o valor de referência e o colesterol bom (HDL) está acima do recomendado.

Como evitar o aumento do colesterol? Como reverter e controlar o colesterol elevado?

Se você tem o colesterol muito elevado e tem indicação de medicamento, é importante fazer o tratamento direitinho e ir acompanhando sempre com o médico. Não adianta achar que você pode parar de tomar o remédio só porque o colesterol ficou bom em um exame. E também não adianta tomar a medicação e não controlar a alimentação.

Para prevenir o aumento do colesterol e para controlá-lo, temos que manter o peso dentro de uma faixa adequada para a altura e para a idade, evitar consumo de álcool e de açúcar, de gorduras ruins e gorduras trans. Tome cuidado com os biscoitinhos, com margarina (não é gordura boa para o coração!), com sorvetes…

Consuma gorduras boas, como azeite de oliva extra virgem e sementes, porque isso ajuda aumentar o colesterol bom e reduzir o ruim. Consuma frutas, vegetais, leguminosas… O farelo de aveia também é muito legal para consumirmos no dia a dia, uma ou duas colheres por dia, pode ser numa panqueca, num smoothie, numa farofa…

Tome cuidado com as carnes vermelhas mais gordurosas! Tente comer carne vermelha menos vezes na semana e não coma a capa de gordura. Também é importante optar por uma carne mais magra, como patinho e músculo.

E tente manter o consumo máximo de 300mg de colesterol por dia. Se você não tem o colesterol elevado, não tem problema comer mais um pouco.

O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom. Aqui no site já tem um post super completo sobre ômega 3.

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)