6 dicas para ter mais motivação

  • Autocuidado / Saúde Mental

 

Você sente que te falta motivação ? Seja para ter uma alimentação saudável, começar a praticar atividade física ou qualquer outra coisa? Hoje eu vou dar algumas dicas que eu tenho certeza que vão te ajudar!

 

Primeiro, o que é motivação? Essa palavra é a junção de “motivo” e “ação”, ou seja, um motivo que te leva a uma ação. Mas, apesar do significado, nem sempre devemos esperar um motivo para agir. É melhor simplesmente fazer o que tem que ser feito. Vem comigo que eu te explico!

 

1- Não espere uma força intrínseca

Faça o que tem que ser feito. Por exemplo: você escova os dentes, certo? Se você não escovar, você vai ter cárie, dor de dente, vai ficar com bafo e isso também vai gerar um efeito social. Assim como você trabalha porque tem que trabalhar, mesmo que muitas vezes sem vontade. Você faz essas e outras coisas porque tem que fazer.

 

Certas coisas na nossa vida não pode esperar uma motivação, a gente tem que fazer o que tem que ser feito. Eu falo isso em relação à alimentação e atividade física. Eu não gosto de fazer atividade física, mas eu faço porque tem que ser feito!

 

Só depois eu vejo os prazeres que isso me causa e o quanto faz eu me sentir bem comigo mesma. Ver os benefícios da minha ação, me motiva e ajuda a continuar fazendo aquilo.

¨Faça o certo e não o fácil.¨

 

 

2- Use sua dor a seu favor

Muitas vezes uma dor muito grande nos faz agir. Não estou falando necessariamente de uma dor física. É algo que te causa um choque, um trauma, um medo. Pode ser por descobrir algo difícil de saúde, como colesterol ou glicose alta, ou bullying que tenha sofrido por conta de aparência, por exemplo. Isso te impacta tanto que te faz agir diferente. Eu mesma tenho alguns amigos que eram obesos na adolescência e infância e, hoje, são super atletas e se alimentam super bem porque sofreram bullying.

 

Então, temos que pegar a nossa dor e usar de forma potencializada para causar o bem para nós mesmos, sem que nos paralise ou nos prejudique. Um bullying, por exemplo, muitas vezes vem seguido de transtornos de alimentação, de imagem, ou ansiedade e depressão. Outro exemplo: às vezes, no trabalho, ou somos demitidos ou recebemos um feedback negativo, e ficamos para baixo.

 

¨Não deixe que sua dor te paralise. Use essa força para dar a volta por cima.¨

 

Porém, muitas vezes, só a dor não é suficiente. Quantos de vocês estão insatisfeitos com o próprio corpo e s sente incomodado diariamente? Pode até afetar a roupa que você usa para sair e a forma que você se relaciona com as pessoas e, mesmo assim, você não muda. Ou quantas pessoas você conhece que recebeu um resultado de um exame com uma noticia ruim, ficou mal com isso, mas ainda assim não conseguiu promover uma mudança? 

 

Independente do que você estiver passando – e eu sei que isso é difícil e é muito fácil eu falar sem ter vivido -faça com que isso te motive e impulsione para um bem maior.

 

3- Reflita sobre suas atitudes

Toda vez que você for fazer (ou deixar de fazer) algo, conte até 30 e reflita: isso vai me aproximar ou me afastar daquilo que eu quero? Nossos resultados são reflexos de micro decisões diárias que a gente tem. Muitos de nós vivemos no piloto automático! Tenho certeza que tem coisas que você nem ama e que estão te afastando do seu objetivo.

 

 

4- Crie hábitos

Muitas coisas que fazemos no piloto automático é porque já se tornaram um hábito. Não é fácil mudar hábitos, pois envolve motivação, dores e muitas outras coisas. Mas é possível. Eu, por exemplo, odiava passar protetor solar, porque tinha agonia e me sentia intoxicada, mas algumas manchas na minha pele começaram a me incomodar muito. Eu pensei: como eu vou fazer mil tratamentos, pagar dermatologista, tomar vários medicamentos e gastar um dinheirão com tudo isso se o básico, que é usar protetor solar, eu não estou passando? Nesse dia eu decidi usar protetor solar todos os dias, saindo casa ou não, para se tornar um hábito. E eu nunca mais esqueci um dia sequer. Repita até que se torne um hábito! 

 

Nosso cérebro tem capacidade de neoroplasticidade, ou seja, ele consegue mudar. Você faz as coisas de um determinado jeito porque os neurônios vão passando essas mensagens uns aos outros fazendo um mesmo caminho, formando uma rede. Fazer algo diferente desse caminho, é ir contra uma rede que já está formada, ou seja, não é natural e será desconfortável por um tempo. Mas, repetindo, você consegue fazer aquilo se tornar normal e automático. Não quer dizer que você vai ter um super prazer em fazer, mas se torna cada vez mais fácil e normal.

 

5 – Busque conhecimento!

O conhecimento nos traz entendimento de como as coisas funcionam e isso nos liberta porque tudo passa a fazer sentido. Quando você entende o porque das coisas, fica muito mais fácil fazer o correto.

 

Se você não tiver conhecimento e estiver fazendo algo errado, você vai ficar dando voltas e não vai chegar ao destino, ou seja, vai demorar mais para atingir o objetivo, isso se chegar! Então, é muito mais fácil  ter sucesso e resultado no caminho quando tem um mapa de alguém que é especialista no assunto. Como, por exemplo, um nutricionista que passa uma dieta perfeita para você e tira todas as suas dúvidas.

 

6- Tenha mais experiências boas e vitoriosas

Quando passamos por uma experiência ruim de não conseguir algo que queríamos, temos uma queda da serotonina, que é o hormônio do bem-estar. Isso faz com que a gente desanime e não se sinta capaz. Pode ser um sentimento de fracasso tão grande que nos impede de tentar de novo. Ou, ate mesmo, nos faça tentar novamente, mas sem garra e motivação, o que muito provavelmente não nos permite mais uma vez conquistar aquilo.

 

Quando temos uma vitória, por menor que seja, aumenta nossa serotonina e, por isso, nosso bem estar e autoconfiança. Isso aumenta as chances da gente se manter motivado naquela atividade e de ter ainda mais vitórias.

 

Por isso, coloque pequena metas para que você consiga de fato cumprir, se motivar e aumentar um pouco mais a meta.  Vibre, reconheça e comemore cada pequena vitória! Isso irá te manter motivado e autoconfiante em várias áreas da sua vida.

 

Espero que tenham gostado e me sigam no Instagram (@lealthaisa) para ver minhas dicas diariamente.

 

Um beijo, fique com Deus e até a próxima!

 

Veja também: Ensinamentos do livro Comece pelo porquê!

Bruna Lozano Berti

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)