Mais energia: qual o melhor pré-treino?

 

 

Hoje eu vou te falar o que comer antes do treino para te dar mais energia. Essa é uma das principais perguntas que eu recebo nas redes e dos meus pacientes também. Mas eu já vou começar falando que o grande erro de vocês é focar muito no pré e pós treino, pois não são eles sozinhos que definem seus resultados, apenas em performances , por exemplo, mas no geral, não. 

 

Não adianta a gente focar no pré-treino e esquecer o resto do dia, comendo várias besteiras, não comendo o suficiente ou fazendo uma divisão errada dos macronutrientes. Então a primeira dica é não dar toda essa importância, foca em uma alimentação equilibrada ao longo do dia também, ok? 

 

O que comer antes do treino?

 

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração para definir o que comer antes do treino, como rotina, tipo de treino, horário, entre outros. Tem muita gente que treina muito cedo e costuma ter enjoo no primeiro período, podendo ser uma boa ideia ir em jejum. Agora, caso você esteja prestes a correr muitos quilômetros e precise performar, vai ser importante você comer algo antes para conseguir completar o percurso com energia. 

 

Você já ouviu falar que o carboidrato é a principal fonte de energia e que é importante comer antes do treino? Mas se você treina no fim do dia, por exemplo, depois do lanche da tarde onde você comeu proteína e gordura, não tem problema, talvez apenas precise esperar mais tempo para treinar, pois foi uma refeição mais pesada e que demora mais para fazer a digestão. Se você for treinar em seguida, talvez você tenha indigestão ou enjoo.

 

Assim, muitas coisas podem ser pré-treino: desde o jejum, até um café, suco ou chá ou refeição. Isso precisa ser avaliado levando em consideração diversos fatores do dia a dia da pessoa. Mas, dependendo do nível da atividade física, você pode comer uma fonte de carboidrato, o qual será rápido de ser digerido. 

 

Alguma opções de lanches com carboidrato para pré-treino: 

 

 

Fruta com um pouco de mel ou aveia;

Smoothie batido de banana, fruta vermelha e leite de aveia ou vegetal;

Vitamina de água de coco com alguma uma fruta;

Pão com geleia;

Torrada de arroz com geleia;

Tost de pão, banana e canela.

 

Agora, se você for treinar logo em seguida da refeição, sugiro ficar nas frutas, pois ele digere mais rápido. Se você acordar com fome, vai ter um treino mais longo e precisa de performance, é legal comer um carboidrato de rápida absorção. Mas se vai demorar uma hora para treinar após a última refeição, aquele carboidrato da refeição anterior já é o suficiente. 

 

Mas atenção! Se você treina de manhã, logo ao acordar, sua refeição da noite anterior vai ser muito importante, também, para ajudar a definir o que comer antes do treino. Então dependendo do seu foco e da sua performance do dia seguinte, vai ser legal ter carboidrato no jantar anterior ao treino. 

 

Nós temos uma reserva de carboidrato no nosso corpo, que fica no fígado e músculo, que é o glicogênio. Isso te ajuda na musculação, no treino e na corrida. Dependendo do treino, é legal repor esse carboidrato após, para que a gente não utilize o nosso músculo para repôr o que gastamos, perdendo a massa muscular. 

 

Não existe uma fórmula mágica!

 

Vou dar meu exemplo: estou me preparando para uma meia maratona e tenho uma meta baixa de emagrecimento. Quando falamos de correr 20km, são muitas horas de atividade, cerca de 2h, então precisamos de carboidrato antes se não nosso corpo falha por falta de energia ou hipoglicemia. Então vou precisar de ingestão de carboidrato antes e, dependendo, até durante o treino. Na noite anterior eu sempre coloco, também, uma fonte de carboidrato. 

 

Mas lembrando: isso vai depender de cada pessoa, objetivo e performance! Cada pessoa se sente de uma forma durante o treino e pede uma necessidade distinta. Vale ir testando e ver o que funciona melhor para você durante a atividade.

 

Espero que tenham gostado e tenha ajudado, um beijo e até a próxima!

 

Veja também: erros que atrapalham o ganho de massa!

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)