Como ler tabela nutricional? Tem açúcar nesse produto?

  • Alimentação Saudável

 

Meus amores, alguma vez vocês já leram a lista de ingredientes de um produto e não tinha açúcar, mas na tabela nutricional tinha? Você sabe o motivo disso? Será que as marcas estão te enganando? Nesse post eu vou explicar tudo e você vai entender como funciona a tabela nutricional.

 

O que é o açúcar?

Em primeiro lugar, você tem que saber que existem vários tipos de açúcar e todos eles são carboidratos.

Nós chamamos de açúcar as moléculas simples, quando são compostas de uma ou duas moléculas juntas (monossacarídeo) e a absorção e a digestão delas são muito rápidas. Quando colocamos mais de três monossacarídeos juntos a cadeia é mais complexa, então não chamamos necessariamente de açúcar, mas é um carboidrato mais complexo.

Quando falamos em classificação dos carboidratos, o açúcar muitas vezes é o açúcar natural dos alimentos. Por exemplo, as frutas têm frutose, o leite tem lactose como carboidrato (glicose + galactose).

 

 

Exemplos de produtos

Vou dar o exemplo com 3 produtos diferentes.

 

1- Iogurte

 

 

Na lista de ingredientes, não tem nenhum açúcar adicionado.

 

 

Mas na tabela nutricional tem glicose e galactose. Isso acontece porque os laticínios têm sempre o açúcar natural do próprio alimento.

Pra você saber se o produto tem açúcar adicionado, precisa olhar na lista de ingredientes.

 

Voltando para o exemplo do iogurte, podemos notar que ele tem zero lactose. Nesse caso, foi adicionada a enzima lactase, que é responsável por quebrar a lactose e separar a glicose da galactose, para que a gente consiga absorver.

 

Nós produzimos normalmente essas moléculas, mas algumas pessoas têm a produção reduzida ou não produzem nada, então é preferível consumir o produto que já tenha previamente a enzima lactase adicionada.

 

2- Leite de amêndoas:

 

 

 

Na lista de ingredientes, só tem água e amêndoas. Na tabela nutricional, tem 1,7g de carboidrato, dos quais 0,4g são de açúcar. Nesse caso, a maior parte do carboidrato presente da amêndoa é um carboidrato complexo (tem mais de duas moléculas juntas), e uma parte menor é o açúcar natural presente na amêndoa.

 

3- Chocolate ao leite:

 

Nesse caso, os 14g de carboidrato na tabela nutricional são açúcar. Ou seja, é puro açúcar!

 

 

Lembrem de ler sempre a lista de ingredientes! A ordem vai sempre do que mais tem para o que menos tem. Nesse chocolate o primeiro ingrediente é o açúcar, então o que mais tem nesse chocolate é açúcar.

 

Espero que vocês tenham gostado do post!

 

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa.

 

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)