Jejum intermitente faz bem ou mal? Ajuda a emagrecer?

  • Alimentação Saudável

Meus amores, nesse post eu vou falar sobre o assunto que vocês mais me perguntam, que é o jejum intermitente! Emagrece? Para que serve? Como faz? Quais são as restrições? Vou falar aqui várias coisas interessantes!

JEJUM INTERMITENTE – O QUE É?

O jejum existe há milhares de anos! Até porque os nossos ancestrais não estavam acostumados com essa oferta toda de comida que nós temos hoje em dia. Então eles passavam por privação de comida por horas, já que eles tinham que ir atrás da própria comida.

Ao longo do tempo, o nosso corpo foi se adaptando a essa oferta de comida. Então agora vamos entender o que acontece no corpo quando ficamos em jejum.

Quando a gente não come alimentos, principalmente os carboidratos, nosso corpo começa a pegar nossa gordura corporal para usar como energia. Nisso, ocorre a produção de corpos cetônicos. E a maioria das pessoas não é adaptada a usar os corpos cetônicos como fonte de energia, então eles ficam livres por muito tempo.

É por isso que quando as pessoas fazem o jejum intermitente pela primeira vez é comum elas sentirem fome, tontura, pressão baixa, dor de cabeça, hipoglicemia…

Uma forma legal de reprogramar o corpo geneticamente é fazer o jejum intermitente com um espaço de tempo, por exemplo, esperar uma semana para fazer pela segunda vez. Assim o nosso corpo consegue começar a produzir os receptores e as moléculas necessárias para pegar esses corpos cetônicos e usar como energia.

O jejum intermitente pode ser feito de 1 a 3 dias na semana! Quando as pessoas fazem todos os dias, não gera o efeito desejado, e pode até fazer o efeito contrário!

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Ele é muito bom para certas doenças autoimunes, para doenças inflamatórias, para doenças neurológicas, para doenças cardiovasculares e também ajuda a reduzir a insulina quando ela está muito alta.

E também pode ajudar no emagrecimento e na compulsão alimentar, sempre com o acompanhamento de um nutricionista! O jejum intermitente não é milagroso! Eu sempre digo que tudo depende da sua alimentação ao longo de todos os dias! O jejum pode ser um coadjuvante na perda de peso. O mais importante é a boa alimentação e a prática de atividade física.

Qual a duração do jejum?

Normalmente de 12 a 24 horas. Mas não tem porquê a gente ficar um dia inteiro sem comer! 12h ou 16h já são suficientes.

Não pensem que quanto mais tempo sem comer, mais rápido será o emagrecimento. Não funciona assim! Nós temos que respeitar os processos! As coisas vão acontecendo com o tempo, com disciplina, foco e constância.

O jejum intermitente faz perder massa muscular?

Se você comer todos os nutrientes necessários na sua janela de alimentação, ou seja, no período em que você não está de jejum, não vai perder massa. Por isso é muito importante ter sempre acompanhamento com um nutricionista.

O jejum intermitente é contraindicado para lactantes, gestantes, diabéticos e para pessoas que têm compulsão alimentar. Algumas pessoas ficam muitas horas sem comer e pensam que vão emagrecer, mas aí elas sentem uma fome enorme no fim do dia ou uma vontade absurda de comer doce.

O que não quebra o jejum intermitente?

Café e chá (sem adoçante nem açúcar), 1 limão espremido (também sem adoçante nem açúcar) e suplementos antioxidantes naturais.

O que comer após o jejum?

O ideal é tentar fazer refeições com baixa carga glicêmica, sempre acompanhadas de proteínas e gorduras boas. Mas tudo depende dos objetivos de cada um!

E é muito importante incluir gorduras boas na nossa alimentação! Como óleos de abacate, gergelim, chia… Você pode tomar antes da refeição, isso ajuda a usar a gordura como fonte de energia.

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)