Lista de compras | Itens que não podem faltar na sua casa
Lista de compras
Meus amores, nesse post eu vou falar de um assunto que vocês me pediram muito! O que ter em casa para começar uma alimentação saudável? Como fazer uma lista de compras semanal?
Antes de falar o que você precisa ter na sua casa, é muito importante saber o que você não pode ter: Não tenha besteiras em casa! Isso aumenta muito a nossa tentação! Você pode simplesmente estar entediado e comer sem nem estar com fome. Então a melhor solução é não ter besteiras em casa.
Existem alguns itens que são bem básicos para termos na sua lista de compras:
1º – Uma farinha saudável. Pode ser aveia, amaranto em flocos, quinoa em flocos… Elas são ótimas para bolos, panquecas, para comer com frutas, entre outras coisas.
2º – Alguma oleaginosa (castanha, nozes…) ou semente (girassol, abóbora…). Elas são ricas em gorduras boas e em fibras e têm muitos nutrientes incríveis.
3º – Grãos. Por exemplo, arroz, feijão, grão-de-bico, quinoa. Esses alimentos não estragam rápido, então você pode comprar e deixar guardado por um tempo.
4º – Azeite e temperos.
Lembrem de olhar o que tem na geladeira e na despensa, para ver o que você realmente precisa comprar e para não deixar estragar nada!
Exemplos de compras
Agora eu vou deixar aqui dois exemplos de compras para uma semana. Eu gosto de separar em vegetais para o almoço, vegetais para o jantar, frutas e outros.
Então, para o almoço de uma semana, pode ser couve (é sempre bom ter um vegetal verde-escuro), couve-flor e cenoura; para o jantar, abóbora e gengibre; como opções de frutas, kiwi (é sempre bom ter uma cítrica) e mamão; em outros, arroz e feijão. Se você come carne, a minha indicação é comer carne vermelha no máximo duas vezes na semana e peixe pelo menos duas vezes na semana.
Com relação às frutas, você pode comprar uma para cada dia (maçã, laranja, kiwi…) e uma grande que dê para a semana toda (abacaxi, melancia, mamão…).
Para o almoço de outra semana, rúcula ou mix de folhas, tomate e pepino; para o jantar, abobrinha ou palmito pupunha e tomate/molho de tomate; como opções de frutas, abacaxi e morango; em outros, nozes e quinoa.
Eu gosto de preparar as comidas e deixar na geladeira para os dias seguintes. Vocês podem ir fazendo várias combinações, para não enjoar!
Espero que vocês tenham gostado do post!
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Thaísa Leal
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.
Preencha os campos abaixo para receber dicas, tirar dúvidas
e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Sapiente officiis necessitatibus eligendi
dignissimos tenetur iure eaque, veritatis architecto at, recusandae odio, adipisci voluptatem mollitia
numquam excepturi maxime vel dolores exercitationem?