Lista de compras | Itens que não podem faltar na sua casa

  • Lista de compras

Meus amores, nesse post eu vou falar de um assunto que vocês me pediram muito! O que ter em casa para começar uma alimentação saudável? Como fazer uma lista de compras semanal?

Antes de falar o que você precisa ter na sua casa, é muito importante saber o que você não pode ter: Não tenha besteiras em casa! Isso aumenta muito a nossa tentação! Você pode simplesmente estar entediado e comer sem nem estar com fome. Então a melhor solução é não ter besteiras em casa.

Existem alguns itens que são bem básicos para termos na sua lista de compras:

– Uma farinha saudável. Pode ser aveia, amaranto em flocos, quinoa em flocos… Elas são ótimas para bolos, panquecas, para comer com frutas, entre outras coisas.

– Alguma oleaginosa (castanha, nozes…) ou semente (girassol, abóbora…). Elas são ricas em gorduras boas e em fibras e têm muitos nutrientes incríveis.

– Grãos. Por exemplo, arroz, feijão, grão-de-bico, quinoa. Esses alimentos não estragam rápido, então você pode comprar e deixar guardado por um tempo.

– Azeite e temperos.

Lembrem de olhar o que tem na geladeira e na despensa, para ver o que você realmente precisa comprar e para não deixar estragar nada!

Exemplos de compras

Agora eu vou deixar aqui dois exemplos de compras para uma semana. Eu gosto de separar em vegetais para o almoço, vegetais para o jantar, frutas e outros.

Então, para o almoço de uma semana, pode ser couve (é sempre bom ter um vegetal verde-escuro), couve-flor e cenoura; para o jantar, abóbora e gengibre; como opções de frutas, kiwi (é sempre bom ter uma cítrica) e mamão; em outros, arroz e feijão. Se você come carne, a minha indicação é comer carne vermelha no máximo duas vezes na semana e peixe pelo menos duas vezes na semana.

Com relação às frutas, você pode comprar uma para cada dia (maçã, laranja, kiwi…) e uma grande que dê para a semana toda (abacaxi, melancia, mamão…).

Para o almoço de outra semana, rúcula ou mix de folhas, tomate e pepino; para o jantar, abobrinha ou palmito pupunha e tomate/molho de tomate; como opções de frutas, abacaxi e morango; em outros, nozes e quinoa.

Eu gosto de preparar as comidas e deixar na geladeira para os dias seguintes. Vocês podem ir fazendo várias combinações, para não enjoar!

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)