Miojo faz mal? Entenda a má fama do pozinho

  • Alimentação Saudável / Rótulos / Thaísa analisa

 

 

Meus amores, nesse post eu vou contar a verdade sobre o miojo! Você já deve ter ouvido que miojo não é saudável e que o problema do miojo está só no seu pozinho, mas tem muuuuita coisa sobre o miojo que você precisa saber. Vem comigo!

 

Por que o miojo cozinha rápido?

O miojo já é pré-cozido e frito. Sim, frito! Isso é feito para que ele perca água, assim as bactérias não conseguem se reproduzir e o miojo fica com uma validade maior.

 

Miojo tem ferro?

A farinha de trigo no Brasil é enriquecida com ferro e com ácido fólico, mas isso não significa que ela é super rica em ferro. Então, o miojo, bem como o macarrão e diferentes biscoitos e bolos, levam essa mesma farinha na composição, mas isso não faz deles produtos ricos em ferro e bons para o consumo.

 

Lista de ingredientes do miojo

A lista de ingredientes dos produtos vai sempre do que mais tem para o que menos tem. É muito importante vocês terem autonomia para conseguirem ler e interpretar todas as listas. No meu canal tem um vídeo onde ensino como ler a lista de ingredientes e rótulos.

Se vocês observarem a lista de ingredientes dos miojos, normalmente tem gordura vegetal, mas em uma embalagem de macarrão normal não tem.

 

 

O tempero em pó leva “condimento preparado de galinha”, mas não diz exatamente o que é. Isso significa que é uma mistura de ingredientes, mas sem especificar quais são.

Além disso, esse pozinho leva açúcar, que é usado para acentuar o sabor. Também tem realçador de sabor, o famoso glutamato monossódico, que está associado a vários sintomas como tontura, enxaqueca, fraqueza e doenças mais graves.

O glutamato monossódico interage com as nossas papilas gustativas e faz com que a gente fique viciado naquilo, então quando consumimos algo sem esse realçador parece que não tem tanto sabor. Ele está presente em muitos produtos industrializados.

 

 

Na tabela nutricional vemos que o que tem majoritariamente é carboidrato (porque o ingrediente principal é a farinha de trigo). Isso precisa de uma atenção especial, pois normalmente as pessoas consomem o miojo sozinho, e não acompanhado de uma fonte de proteína, como frango ou carne.

 

O problema do miojo é só o pozinho?

O problema do miojo não é apenas o pozinho e também não é só o sódio. Muitas pessoas acham que o sal é um grande problema, mas isso depende de como a pessoa equilibra a alimentação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos consumir até 5g de sal de sozinha por dia. Sal de cozinha é NaCl (cloreto de sódio), que são duas moléculas juntas. Em 5g de sal de cozinha, temos 2g de sódio.

No sachê que usei como exemplo tem 1.400mg de sódio, quase o total que podemos consumir por dia, o que é realmente muito sódio!

 

Qual a diferença entre miojo e macarrão comum?

Se você olhar a lista de ingredientes de um macarrão normal, vai perceber que é muito diferente! Veja só:

 

 

Além disso, em relação ao sódio só tem 5,7mg, contra 1.400mg do miojo. Claro que você vai adicionar sal e tempero no macarrão, mas ainda assim vai ser muito menor que a quantidade do miojo.

 

Miojo de chocolate também faz mal?

Existe um produto novo que é o miojo de chocolate. Se vocês olharem a lista de ingredientes, tem açúcar e cacau no próprio macarrão e o pó é feito com “tempero sabor chocolate”, sem descrição do que contém dentro, mas que provavelmente tem açúcar como primeiro ingrediente.

 

 

No fim das contas, o miojo é uma opção tão rápida e prática quanto um macarrão comum, mas bem menos saudável. Uma dica muito legal é fazer o macarrão e acrescentar um mix de ervas e temperos, por exemplo. Ah, e não esqueça de acompanhar de uma fonte de proteína.

Temos que tomar cuidado com os nossos hábitos no geral! Às vezes, as pessoas buscam praticidade e, com isso, acabam tendo um estilo de vida que faz bem, prejudicando a saúde e qualidade de vida.

 

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa.

 

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)