Meus amores, sei que quando falamos de gelatina surgem diversos questionamentos. É um produto legal? Vale a pena inserir na dieta? É fonte de colágeno? É uma boa opção de doce? Hoje vamos tirar todas essas dúvidas!
É fonte de colágeno?
Não, não é. Apesar de ser extraída dos ossos, tendões e articulações de bois ou de porcos em sua forma íntegra e não na forma hidrolisada como vemos nas opções do colágeno em pó, a gelatina tem uma quantidade ínfima nas porções consumidas.
Até porque o colágeno é uma proteína que não vai, obrigatoriamente, para a pele. É direcionada para onde for necessário no nosso corpo no momento.
Bom para dieta?
Antes de afirmar isso, precisamos analisar alguns fatores. Ela é baixa em calorias, mas não traz saciedade já que a composição das opções com açúcar é praticamente carboidrato com absorção rápida e água.
Considere também o momento certo de acrescentar a gelatina na sua dieta. A depender do momento ela pode potencializar sua fome, então opte por consumir depois de uma refeição. Mas saiba que ela não é uma boa substituição, porque não tem os nutrientes necessários, independente da quantidade.
Gelatina não engorda e nem emagrece, então depende como você inclui na sua dieta.
Gelatina é boa para nossa pele, músculo e ossos?
Não. Pelo mesmo motivo apresentado anteriormente, não tem quantidade suficientes de colágeno nas porções consumidas. Quando falamos dos tipos 1 e 3 de colágeno é necessário obter pelo menos 10g, então não é possível alcançar apenas comendo gelatina.
Se você está pensando em comer gelatina para ganhar massa muscular, mude de ideia! Não é por esse caminho que vai alcançar o objetivo.
Características da gelatina
Vale sempre lembrar e reforçar que é um alimento ultraprocessado, com grandes quantidades de açúcar, sem nenhum traço de frutas, apenas saborizantes e corantes. Então, as versões light e diet apenas substituem por adoçantes artificiais e ainda incluem maltodextrina.
Lembrando que a lista é sempre da maior quantidade para a menor e neste exemplo da Dr. Oetker vemos bastante adoçantes artificiais e alguns cancerígenos.
Já na versão diet da Dr. Oetker, que deveria ser considerada sem adição de açúcar, o segundo ingrediente é a maltodextrina – que são várias glicoses juntas. Além dos mesmos corantes que apresenta na versão tradicional.
WVegan
Essa versão vegana usa agar agar e usa polpa de frutas, o que é positivo, mas também preocupa com o uso de maltodextrina.
Li o rótulo… E agora?
Todas as gelatinas analisadas levam altos níveis de açúcar e adoçantes artificiais. O ideal seria optar pelas opções que contam, pelo menos, com suco desidratado de frutas.
A melhor dica é fazer gelatina caseira, super fácil e gostosa. Anota a receita!
500ml do suco de sua preferência
1 colher de sopa de agar agar ou gelatina incolor
Mistura a colher de agar agar ou gelatina incolor com 2 colheres de água em temperatura ambiente. Depois de mexer bem é só colocar 5 segundos no micro-ondas. Acrescente ao suco e bata no liquidificador. Leve para a geladeira até endurecer.
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Thaísa Leal
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.
Preencha os campos abaixo para receber dicas, tirar dúvidas
e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Sapiente officiis necessitatibus eligendi
dignissimos tenetur iure eaque, veritatis architecto at, recusandae odio, adipisci voluptatem mollitia
numquam excepturi maxime vel dolores exercitationem?