Saiba tudo sobre gelatina | Thaisa analisa

Meus amores, sei que quando falamos de gelatina surgem diversos questionamentos. É um produto legal? Vale a pena inserir na dieta? É fonte de colágeno? É uma boa opção de doce? Hoje vamos tirar todas essas dúvidas!

É fonte de colágeno?

Não, não é. Apesar de ser extraída dos ossos, tendões e articulações de bois ou de porcos em sua forma íntegra e não na forma hidrolisada como vemos nas opções do colágeno em pó, a gelatina tem uma quantidade ínfima nas porções consumidas.

Até porque o colágeno é uma proteína que não vai, obrigatoriamente, para a pele. É direcionada para onde for necessário no nosso corpo no momento.

Bom para dieta?

Antes de afirmar isso, precisamos analisar alguns fatores. Ela é baixa em calorias, mas não traz saciedade já que a composição das opções com açúcar é praticamente carboidrato com absorção rápida e água.

Considere também o momento certo de acrescentar a gelatina na sua dieta. A depender do momento ela pode potencializar sua fome, então opte por consumir depois de uma refeição. Mas saiba que ela não é uma boa substituição, porque não tem os nutrientes necessários, independente da quantidade.

Gelatina não engorda e nem emagrece, então depende como você inclui na sua dieta.

Gelatina é boa para nossa pele, músculo e ossos?

Não. Pelo mesmo motivo apresentado anteriormente, não tem quantidade suficientes de colágeno nas porções consumidas. Quando falamos dos tipos 1 e 3 de colágeno é necessário obter pelo menos 10g, então não é possível alcançar apenas comendo gelatina.

Se você está pensando em comer gelatina para ganhar massa muscular, mude de ideia! Não é por esse caminho que vai alcançar o objetivo.

Características da gelatina

Vale sempre lembrar e reforçar que é um alimento ultraprocessado, com grandes quantidades de açúcar, sem nenhum traço de frutas, apenas saborizantes e corantes. Então, as versões light e diet apenas substituem por adoçantes artificiais e ainda incluem maltodextrina.

Coisas nada legais para termos na nossa rotina!

Então vamos agora para o Thaisa Analisa:

Dr. Oetker, Natural Life e Linea

 

 

 

Lembrando que a lista é sempre da maior quantidade para a menor e neste exemplo da Dr. Oetker vemos bastante adoçantes artificiais e alguns cancerígenos.

Já na versão diet da Dr. Oetker, que deveria ser considerada sem adição de açúcar, o segundo ingrediente é a maltodextrina – que são várias glicoses juntas. Além dos mesmos corantes que apresenta na versão tradicional.

WVegan

Essa versão vegana usa agar agar e usa polpa de frutas, o que é positivo, mas também preocupa com o uso de maltodextrina.

Li o rótulo… E agora?

Todas as gelatinas analisadas levam altos níveis de açúcar e adoçantes artificiais. O ideal seria optar pelas opções que contam, pelo menos, com suco desidratado de frutas.

A melhor dica é fazer gelatina caseira, super fácil e gostosa. Anota a receita!

  • 500ml do suco de sua preferência
  • 1 colher de sopa de agar agar ou gelatina incolor

Mistura a colher de agar agar ou gelatina incolor com 2 colheres de água em temperatura ambiente. Depois de mexer bem é só colocar 5 segundos no micro-ondas. Acrescente ao suco e bata no liquidificador. Leve para a geladeira até endurecer.

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)