Meus amores, muitas pessoas me perguntam se é melhor comer pão ou tapioca. Nesse post eu vou tirar várias dúvidas sobre esse assunto!
Existem várias imagens na internet comparando pão francês e tapioca. Normalmente as tabelas comparam a quantidade de carboidrato, de proteína e de calorias. Mas temos que saber se a fonte é confiável e se a quantidade que está sendo usada do alimento é padronizada.
Tabela nutricional
Como não dá pra confiar nessas tabelas da internet, eu criei a minha própria tabela, comparando tapioca, pão francês e pão de forma integral. Os dados do pão francês e do pão integral eu peguei da TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), usada pelos nutricionistas pra calcular as dietas dos pacientes.
Em todos eles eu usei como referência 50 gramas. Pra tapioca, dá mais ou menos 2 colheres e meia; pro pão francês, 1 unidade pequena; pro pão de forma integral, 2 fatias.
Uma coisa muito importante é parar de se preocupar unicamente com as calorias dos alimentos! O que a gente tem que pensar é a qualidade das calorias! Por exemplo, 100kcal de maçã é completamente diferente de 100kcal de brigadeiro.
Pão normal X Integral
Antes de comparar a tapioca e o pão, precisamos saber de qual pão estamos falando. A diferença do pão integral para o pão normal é que o integral preserva uma capa de fibras por fora. Mas geralmente esses pães têm glúten, que é altamente inflamatório.
Agora, tanto os pães quanto a tapioca às vezes têm conservantes na lista de ingredientes, por isso é muito importante ler o rótulo (tem um vídeo sobre isso no meu canal).
Os pães de forma normalmente levam óleo vegetal e açúcar. Teoricamente, o pão francês seriam mais saudável, porque só precisa de água, farinha, sal e fermento. Mas hoje em dia as farinhas já vêm com conservantes (antifúngico), então o pão francês acaba tendo conservantes também.
Pão X Tapioca
Com relação à tapioca, já que ela só tem carboidrato, temos que pensar com o que vamos comer e a quantidade que vamos comer. Todo carboidrato tem digestão e absorção muito rápidas e isso gera um pico de açúcar no sangue, por isso é importante comermos junto com alimentos que tenham proteínas, gordura boa e fibras, por exemplo, chia, ovo, resíduo de leite vegetal, tofu…
Ou seja, dependendo da quantidade de tapioca que você vai comer, não tem tanta diferença entre ela e os pães, o que importa é o que você vai comer junto!
Resumindo: antes de comprar tapioca, verifique se tem conservantes. Com relação aos pães, prefira sempre os que não têm glúten (tem receita aqui no site).
Espero que vocês tenham gostado do post!
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Thaísa Leal
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.
Preencha os campos abaixo para receber dicas, tirar dúvidas
e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Sapiente officiis necessitatibus eligendi
dignissimos tenetur iure eaque, veritatis architecto at, recusandae odio, adipisci voluptatem mollitia
numquam excepturi maxime vel dolores exercitationem?