Dieta flexível funciona?

  • Alimentação Saudável / Autocuidado / Emagrecimento

 

 

Meus amores, vocês já ouviram falar em dieta flexível? Hoje em dia muitas pessoas seguem essa dieta, mas será que ela faz realmente bem? Emagrece? Nesse post eu vou esclarecer os principais pontos e explicar quais cuidados você precisa ter com essa dieta.

 

O que é a dieta flexível?

 

Basicamente, essa dieta segue o que um nutricionista faz: calcula quanto de calorias aquela pessoa precisa por dia para atingir os objetivos dela e distribui em macronutrientes, ou seja, quanto precisa ser consumido de proteína, gordura e carboidrato. Além disso, também fornece as substituições necessárias, o que eu considero o ponto principal da dieta flexível.

Eu acho muito legal que as pessoas busquem esse conhecimento e, mesmo que você vá a um nutricionista, entender de verdade o porquê daquilo e qual é a composição dos alimentos e quais substituições podemos fazer em cada refeição pode ser muito benéfico para uma melhora de estilo de vida, não apenas para o emagrecimento.

 

Quais cuidados devo ter ao seguir a dieta flexível?

 

O principal cuidado que você deve ter é ao fazer substituições pensando apenas nos macronutrientes, e não na qualidade deles, como deixar de comer arroz no almoço para comer uma barra de chocolate depois. Mesmo que tenha a mesma quantidade de carboidratos, os efeitos são completamente diferentes, pois a metabolização de cada um deles no corpo é muito diferente.

Quando você faz isso, basicamente está substituindo comida de verdade por açúcar!

Assim, é muito importante ficar atento não só à quantidade, mas também à qualidade. A dieta flexível, quando leva em consideração essas duas coisas, pode ser bem legal!

Outro cuidado que é importante ter é não subestimar nem superestimar as calorias do dia. Quando falamos em emagrecimento, muitas pessoas acabam depreciando a quantidade de calorias, então consomem muito menos do que deveriam no dia.

Você tem que comer o certo! Não é comendo menos que você vai emagrecer, pois, assim, você vai sentir fome e vai começar a ter outras consequências na sua saúde.

Outra coisa muito importante: o fato de um produto não ter calorias não significa que você pode consumi-lo à vontade. Um bom exemplo disso é o refrigerante zero, que não tem calorias, mas tem adoçantes artificiais e várias outras coisas que fazem mal à saúde.

 

A dieta precisa ser fácil e leve!

 

Tudo aquilo que é muito restrito ou muito difícil de ter na rotina, vai ser muito difícil de seguir para sempre.

Nossa vida sempre vai ser conturbada, então precisamos nos adaptar a isso. Claro que seguir uma alimentação saudável combinada com atividade física não é 100% fácil e leve, mas temos que aprender a encaixar isso no nosso dia a dia.

 

Devo pesar os alimentos?

 

Eu acho que no início é importante para você ter noção das porções, para entender quantas colheres correspondem a X gramas de um alimento. Mas você se imagina pesando tudo o que vai comer pra sempre? Um dia a gente cansa de fazer isso.

Resumidamente, a base da dieta flexível é muito importante para nossa saúde e para atingirmos os nossos objetivos, mas temos que fazer isso de um modo que seja motivador e que não prejudique a nossa saúde!

 

Espero que vocês tenham gostado do post. Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa.

Um beijo e até a próxima!

 

Leia também: Como começar uma dieta?

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)