16 dicas e alimentos para desinflamar o corpo

  • Alimentação Saudável / Autocuidado / Detox

 

 

Meus amores, a inflamação corporal é algo que trás muitas consequências para nosso organismo e bem-estar, causando sintomas que, apesar de serem leves, podem causar inúmeros prejuízos a nossa saúde, além de predispor algumas doenças. Assim, neste post, eu vou explicar TUDO o que vocês precisam saber sobre os inflamação corporal e alimentos que inflamam. Ah, e vou dar 16 dicas de hábitos e alimentos que ajudam a desinflamar.

 

Inflamação crônica X Inflamação aguda

Antes da dicas, é importante esclarecer que existem dois tipos de inflamação: a crônica e a aguda.

A inflamação aguda é aquela muito intensa e mais curta, que acontece por algum motivo muito específico, como um agente infeccioso (vírus ou bactéria), uma lesão ou uma doença. Ela é bem forte, mas dura pouco tempo. Já a inflamação crônica, é uma inflamação de baixo grau constante. Essa é mais leve, porém dura mais tempo, podendo ser causada por estresse prolongado, má alimentação, problemas autoimunes, entre outros.

Apesar de vermos a inflamação aguda como algo mais sério e preocupante, a inflamação crônica coloca nossa vida em grande risco, pois temos um nível de inflamação todos os dias por anos. A obesidade é um ótimo exemplo de inflamação crônica, ou seja, uma pessoa pode estar com sobrepeso e obesidade por anos ou até mesmo pela vida inteira.

 

Dos sintomas da inflamação ao diagnóstico

Quando estamos falando dos sintomas de um corpo inflamado, parecem inofensivos e muitas vezes de difícil diagnóstico, por são inespecíficos, pois podem estar ligados a diferentes condições de saúde ou até maus hábitos. Alguns dos sintomas são: fadiga constante, perda de vitalidade da pele, baixa imunidade, urina escura, problemas gastrointestinais, acne.

Nós temos alguns indicadores no nosso sangue que podem nos auxiliar a detectar um corpo inflamado, como  a proteína C-reativa, a ferritina, insulina e hemoglobina glicada elevadas. Entretanto, é importante ressaltar que estes fatores  devem ser analisados num contexto geral, porque esses marcadores estao elevados em outras situações também.

 

Como desinflamar o corpo?

Nós produzimos inflamações a todo momento! Agora parados estamos produzindo! Mas existem alguns hábitos e condições que nos fazer produzir ainda mais inflamação como a obesidade, pois o tecido gorduroso produz citocinas inflamatórias, fumo, estresse e má alimentação.

Assim, é muito importante termos um balanço entre a produção de inflamação e controle dela. Nós temos que ter menos hábitos e consumir menos alimentos que produzem inflamação, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso consumo de alimentos antiinflamatório. Se você melhorar sua alimentação e tiver hábitos mais saudáveis, a inflamação irá melhorar naturalmente!

 

Fazer uma semana detox resolve a inflamação?

Você pode reduzir a inflamação com uma semana detox, mas e depois desses 7 dias? Você vai voltar a ter hábitos ruins e se alimentar mal? É preciso manter uma constância para que a inflamação não retorne!

 

Dicas para desinflamar o corpo

1º. Gerenciar o estresse

Nossa mente é poderosa e, por isso, o estresse pode causar inúmeras reações ao nosso organismo. Por isso, nós precisamos cuidar da nossa mente! Você sabia que as pessoas que fazem meditação têm uma redução dos marcadores inflamatórios no corpo? Temos que cuidar do corpo, da mente, do estresse… Está tudo interligado!

É muito interessante fazer 10 minutos de meditação por dia. Se você fizer antes de começar a trabalhar, vai ajudar inclusive na sua concentração. Você pode ir contando até 3 enquanto puxa o ar e depois até 3 soltando o ar, para que consiga ficar mais focado na respiração e a mente se perca menos.

 

2º. Cuidado com o sobrepeso ou obesidade

Como eu falei anteriormente, o tecido gorduroso produz citocinas pró-inflamatórias, as quais funcionam como mensageiras para a regulação do sistema imune, então é importante controlarmos o nosso peso corporal.

 

3º. Cuidar do intestino  

O intestino regulado melhora a absorção dos nutrientes. Além disso, quando ele não está íntegro, acabam passando moléculas que não deveriam. Existem várias dicas para cuidar do intestino, como boa alimentação, consumo de comida de verdade e rica em fibras, suplementos etc.

4º. Evitar o consumo de açúcar   

O açúcar é muito inflamatório! O pico glicêmico pode causar inflamação corporal, então temos que evitar ao máximo.

Você pode substituir o açúcar por adoçantes naturais, por mel ou por açúcar de coco, mas sempre combinado a uma proteína (por exemplo, uma panqueca de coco).

 

5º. Evitar bebidas alcoólicas

Isso não significa que você vai deixar de ter uma vida social. O importante é ter equilíbrio e não consumir diariamente e nem em excesso.

6º. Evitar produtos industrializados

Tomem cuidado com as carnes processadas, os embutidos e vários outros produtos industrializados. A base da nossa alimentação deve ser comida de verdade!

Com relação aos produtos industrializados, olhem sempre a lista de ingredientes. Fujam dos que contém ingredientes ruins como açúcar e aditivos artificiais. Nós temos muuuitas opções saudáveis e gostosas hoje em dia, mas fiquem atentos para fazer boas escolhas.

 

Alimentos anti-inflamatórios

1º. Gengibre

O gengibre tem gingerol, que é um antioxidante e anti-inflamatório. Você pode consumir fazendo um chá fresco, por exemplo. Basta ralar ou picar uma rodela de gengibre e difundir em 200/300ml de água. O gengibre também pode ser usado em pó em várias receitas e no shot matinal.

 

2º. Cúrcuma ou açafrão  

A cúrcuma é um INCRÍVEL anti-inflamatório. Se você encontrar a cúrcuma fresca, pode fazer chá também. Mas se você comprar em pó, lembre de olhar sempre a lista de ingredientes. O ideal é ter apenas a cúrcuma desidratada, pois algumas marcas adicionam amido para dar volume.

Você pode colocar no arroz, nos legumes, no frango etc. O ideal é adicionar a cúrcuma depois que a comida estiver pronta, porque se aquecer muito acaba perdendo um pouco da propriedade. Além disso, sua absorção é muito melhor se você consumir ela com uma pitada de pimenta-do-reino junto.

Tanto o gengibre quanto a cúrcuma podem ser usados em shots matinais ou então consumidos em cápsulas, prontas ou manipuladas.

O consumo desses nutrientes são válidos em qualquer momento, mas de manhã em jejum é legal, pois já começamos o dia modulando os genes inflamatórios.

 

3º. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas e roxas têm antocianina, que é incrível para a nossa saúde. Por exemplo, morango, mirtilo, ameixa e uva.

 

4º. Gorduras boas

Consumir gorduras boas ajuda demais no controle da inflamação! Também é muito importante não consumir as gorduras ruins, como as saturadas e trans, além das frituras!

Exemplos de gorduras boas: gergelim, linhaça, chia, semente de girassol, semente de abóbora, castanhas, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e abacate.

 

5º. Ômega 3

Existem poucos suplementos com real comprovação científica de que promovem benefícios para o organismo, e um deles é o Ômega 3. Aqui no site já tem um post super completo sobre esse suplemento, vai lá conferir para aprender a escolher um de qualidade.

 

6º. Água

Todas as reações que acontecem no nosso corpo precisam de água. Precisamos dela para respirar, para termos energia e para que todas as funções do nosso corpo aconteçam de forma adequada.

7º. Chá verde

Pra mim, o chá verde é um dos alimentos mais incríveis do mundo! Ele tem muitos antioxidantes, é super anti-inflamatório e está muito ligado à prevenção de câncer.

No meu canal tem um vídeo onde falo sobre o chá verde e ensino uma receita maravilhosa com gengibre.

8º. Cacau 

Sim! O cacau é rico em antioxidantes! Mas não adianta consumir um chocolate ao leite que tenha só um cheirinho de cacau e muito açúcar. Escolha um chocolate 60% ou 70% cacau e que seja adoçado com algum adoçante natural, ou utilize o cacau em pó para fazer um smoothie ou uma panqueca, por exemplo.

9º. Tomate

O tomate é um alimento incrível, porque tem o licopeno que é ótimo para a nossa saúde. Mas o tomate é um alimento muito contaminado por agrotóxicos, então o ideal é comprar o orgânico.

10º. Alho e alecrim

Você pode usar a vontade esses temperos, ou até mesmo fazer um chá. Inclusive, o chá de alecrim com camomila é uma delícia!

 

Para concluir, é muito importante termos uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis para controlar o nível de inflamação corporal, ou seja, cuidando da mente, dormindo bem e gerenciando o nosso peso e alimentação.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa.

 

Um beijo e até a próxima!

 

Leia também: 5 sucos detox para desinflamar o corpo.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (3)
  • SIMONE PEREIRA DA MOTA (24/07/2023)

    BOA NOITE SOU SIMONE TENHO 52 ANOS. PRECISO DE DICAS PARA DESENFORMAR O CORPO. ESTA MUITO DIFÍCIL PERDER PESO COM A IDADE QIE ESTOU. MUITO OBRIGADA SIMONE PEREIRA DA MOTA

  • Thaísa Leal (30/11/2022)

    Aaaah, feliz que gosta!!! Sucesso!!!!

  • Gabriela (25/10/2022)

    oiiii, adoro acompanhar suas receitas e seu trabalho! estou na tentativa de ter uma vida mais saudável. Comecei o curso de nutrição..