Multivitamínico faz bem?

  • Alimentação Saudável / Autocuidado / Saúde

Existem milhares de suplementos, ativos, compostos e alimentos incríveis no mundo! Mas é muito importante definir quais benefícios você quer e precisa, tendo em vista os sintomas, como você está se sentindo, se você tem algum problema de saúde, etc.

Por exemplo, um suplemento pode ser muito bom para o intestino. Mas será que você está precisando de alguma coisa para o intestino?

Quando falamos sobre imunidade existem vários multivitamínicos, mas também existem outros tantos compostos e suplementos legais, como a cúrcuma e o própolis.

Para uma mesma finalidade, existem vários multivitamínicos e suplementos incríveis, então podemos fazer uma rotatividade!

Todas as pessoas precisam de suplementação?

Um momento em que eu considero importante fazer suplementação é quando a pessoa tem uma deficiência de alguma vitamina ou mineral ou um consumo realmente muito baixo. Se você está com anemia, é preciso saber o grau para definir o quanto de ferro você vai tomar.

Não adianta usar algo que você não precisa! Existem, inclusive, algumas vitaminas e minerais que estocamos e podemos acabar tendo um intoxicação se suplementarmos da maneira errada. O ferro é um ótimo exemplo que, se consumido em excesso pode aumentar o estresse oxidativo, o que é muito ruim para a saúde. Já o selênio em excesso pode dar coceiras e queda de cabelo.

A nossa absorção de vitaminas, tanto dos alimentos quanto dos suplementos, depende de várias coisas, principalmente da nossa integridade intestinal. Então não adianta tomar um multivitamínico se o seu corpo não está absorvendo bem.

Dosagens de multivitamínicos

É importante saber que existe uma interação entre os nutrientes, ou seja, um pode ajudar ou dificultar a absorção do outro. Então temos que identificar se as proporções estão legais dentro do multivitamínico.

Nos suplementos de vitaminas e minerais, a Anvisa regulamenta a dosagem. Então nesses produtos para o público em geral, muitas vezes a quantidade é baixa. Ou seja, para uma pessoa que está com deficiência, pode não ser suficiente.

No caso da biotina, por exemplo, os nutrientes normalmente estão em microgramas, mas normalmente a dosagem é passada em gramas. É muito importante ter um acompanhamento específico para o seu caso, para saber o que você realmente precisa e quanto.

Alimentação saudável 

Se você quer melhorar a imunidade, por exemplo, não adianta tomar multivitamínico sem melhorar a sua alimentação. Uma coisa está ligada com a outra. Se você consumir uma variedade de frutas, verduras e sementes, sua imunidade vai se fortalecer, então podemos até reconsiderar o uso de um multivitamínico para isso.

Além disso, os alimentos têm fibras e vários outros nutrientes que não estão presentes no multivitamínicos e que são super importantes para a nossa saúde! Por exemplo, a uva tem resveratrol, que é um antioxidante incrível, mas isso não está nos multivitamínicos.

Resumindo: se você se alimentar bem, não precisa consumir multivitamínicos.

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa.

Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (1)
  • IZABELLY Martins Pereira (19/10/2022)

    Quero mudar meu corpo