Requeijão é saudável? Engorda?

  • Alimentação Saudável

Meus amores, eu sei que muitas pessoas têm dúvidas sobre requeijão/cream cheese/ creme de ricota… Eles são boas alternativas para uma alimentação saudável? Engordam? Nesse post eu vou falar várias coisas sobre esses alimentos e deixar algumas dicas de substituições.

Eu vou começar com algo que eu sempre falo para vocês: Leiam o rótulo! Como é um produto industrializado, é muito importante verificar se tem conservantes e aromatizantes, que não fazem bem para a saúde. Lembrando que lá no canal tem um vídeo sobre como ler listas de ingredientes.

Mas uma coisa muito importante é a forma como você consome! Todos os tipos de carboidrato (pão, fruta, batata, torrada, tapioca, arroz…) têm digestão e absorção muito rápidas, então geram um pico de açúcar no sangue. E isso predispõe a diabetes, resistência a insulina e/ou acúmulo de gordura corporal. Por isso eu sempre digo que a gente deve comer os carboidratos acompanhados de alguma fonte de proteínas, fibras e/ou gorduras.

Quando a gente come um pão ou uma torrada com requeijão, isso não é suficiente para dar saciedade e para reduzir a carga glicêmica da refeição. Então o ideal é consumir pouco requeijão e acompanhar com alguma outra coisa, como ovos ou tofu mexido, por exemplo.

Substituições para o requeijão 

Algumas opções para comer com pão e substituir o requeijão são a manteiga, a manteiga de coco, o azeite de oliva, várias pastinhas (aqui no site tem receita de guacamole, babaganouche e homus), creme de tofu (tem receita no canal)…

Então, resumindo: Olhem a lista de ingredientes e comprem o mais natural possível, não exagerem na quantidade e lembrem das várias opções de substituição para comer com pão ou torradas.

Espero que vocês tenham gostado do post!

Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal tem muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.

Thaísa Leal

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.

Gostou do post? Deixe um comentário :)
Comentários (0)