Meus amores, eu vejo muita gente confundindo o que é dieta low carb. Nesse post eu vou falar tudo sobre a dieta low carb e esclarecer alguns mitos e verdades.
Muitas pessoas acham que é o carboidrato que engorda ou que é o principal fator que dificulta o emagrecimento. Com certeza você já ouviu alguém dizendo que o carboidrato é um vilão, né? Mas TUDO em excesso pode virar gordura corporal, inclusive as proteínas.
O nosso corpo entende que tudo o que está sobrando deve ser guardado, então ele converte em gordura corporal, em uma reserva energética para o futuro. Nosso corpo pensa em sobrevivência!
O que é dieta low carb?
A maioria das pessoas pensa que dieta low carb é sem carboidrato, mas na verdade low carb significa baixo carboidrato, redução de carboidrato. Uma dieta sem carboidrato é no carb (ou dieta da proteína), e não low carb.
Quanto de carboidrato temos que comer por dia?
Segundo a OMS, temos que comer entre 45% e 60% de carboidrato por dia, do total de calorias diárias da nossa alimentação.
Se uma pessoa comia 50% de carboidrato e passa a comer 30%, isso já é low carb. Às vezes pode ser retirando o carboidrato do jantar, por exemplo, ou reduzindo nas refeições.
É muito importante para a nossa saúde termos um controle do carboidrato, até mesmo para evitar algumas doenças, como diabetes. Esse controle também é importante para o emagrecimento, mas temos que saber que o carboidrato é a nossa principal fonte de energia!
Se você faz uma dieta low carb ou no carb, você vai precisar de energia de algum outro lugar. Mas o nosso corpo usa em primeiro lugar a nossa massa muscular como fonte de energia, e não a nossa gordura. Se você mantiver essa dieta, pode acabar perdendo gordura também, mas vai perder massa muscular.
As pessoas que querem ganhar massa muscular precisam de algum carboidrato no dia a dia, para ter energia!
Todo carboidrato é igual?
Existem carboidratos que são ruins. É o caso do açúcar, por exemplo. Mas os carboidratos da batata e do arroz têm uma estrutura diferente e efeitos diferentes no nosso corpo. As frutas também são muito importantes, porque várias vitaminas e minerais só existem nelas.
Nós precisamos do carboidrato nas nossas vidas, mas de forma controlada e de qualidade.
Uma pergunta muito importante é: Será que é o carboidrato que está fazendo você ganhar peso? O arroz que você come no almoço? A fruta que você come à noite?
Muita gente pensa em tirar o carboidrato da alimentação antes de pensar em comer com qualidade. Não é a comida de verdade que faz uma pessoa engordar, mas sim as outras escolhas não saudáveis.
Outra coisa muito importante é que o carboidrato ajuda na produção de serotonina. Se você não tem carboidrato no seu dia a dia, pode acabar ficando muito estressado. Isso não é sustentável a longo prazo, então pode levar a um descontrole e gerar uma vontade louca de comer tudo.
Conheça o seu corpo!
Existem vários testes genéticos que mostram como uma pessoa metaboliza o carboidrato, a proteína, a gordura… Então se uma pessoa metaboliza muito bem o carboidrato, por que ela vai tirar da alimentação?
Mesmo sem o teste genético, podemos perceber como o nosso corpo funciona. Como você se sente quando come carboidrato de qualidade e quando não come? Como fica a sua concentração? Você fica mais cansado? O nosso corpo sempre dá vários sinais!
A retirada completa de carboidratos ou uma redução drástica pode causar confusão mental, tontura, desmaio etc. Pode até mesmo gerar desnutrição.
Para o nosso corpo funcionar bem, é muito importante temos carboidrato, gorduras e proteínas no nosso dia.
A dieta LOW carb (redução/controle de carboidrato) é importante para a nossa saúde e também para o emagrecimento. Mas a dieta NO carb (retirada completa de carboidrato) não é saudável.
Existem muitas opções para uma alimentação equilibrada!
Por exemplo, no café da manhã, você pode comer frutas, aveia, ou uma fatia de pão saudável com ovo, pode comer tofu, ou uma torrada saudável. No almoço, pode comer arroz com feijão, ou macarrão, batata, inhame, com alguma proteína. No lanche da tarde, panqueca de banana.
Já no jantar, você pode reduzir a quantidade de carboidrato em comparação ao almoço. Mas se você faz atividade física muito intensa de manhã, pode ser mais interessante ter o carboidrato à noite e reduzir durante o dia.
Espero que vocês tenham gostado do post!
Não se esqueçam que aqui no site e no meu canal têm muitas receitas gostosas e saudáveis! Eu também posto muito conteúdo no meu Instagram, me sigam lá @lealthaisa. Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Thaísa Leal
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Alimentação saudável sempre foi uma de suas grandes paixões e hoje realiza o sonho de prestar atendimento em seu consultório no Rio de Janeiro, São Paulo e online. Autora de dois livros digitais bilíngues e utiliza seu canal no Youtube e Instagram para falar de diversos temas.
Preencha os campos abaixo para receber dicas, tirar dúvidas
e ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão!
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Sapiente officiis necessitatibus eligendi
dignissimos tenetur iure eaque, veritatis architecto at, recusandae odio, adipisci voluptatem mollitia
numquam excepturi maxime vel dolores exercitationem?